25.4.08

A nossa Revolucao

"Uma Gaivota voava, voava,
asas de vento,
coracao de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar."
escrevi eu uma vez na capa do livro "Portugais sans peine" do Francois.

Sempre que falo na Cultura e na História portuguesa com estrangeiros eriçam-se-me os pêlos, dá-me saudade. O 25 de Abril é um dos temas recorrentes. É raro encontrar pessoas que tenham mais que uma leve ideia e essa vem normalmente ligada ao Franquismo. Nao me canso de contar a revolucao que só foi militar até o "povo sair à rua" e que terminou uma explosao de euforia e liberdade que só as pessoas que viveram esse dia ou acontecimentos de escala e significado similar (como a queda do muro de Berlim) talvez sejam capazes de compreender.

Um comentário:

andré disse...

eu fiquei espanto porque muitos dos meus colegas (3 ou 4) conhecem bastante mais da história d portugal do q eu sei da história da holanda.

sabiam da revolução, do salazar, da guerra colonial, etc.