12.11.09

Viva o sonho e os nossos mundos privados

É em sonhos que o cérebro faz as ligacoes mais inovadoras. Sem respeito a lógicas, regras ou sensatez. Livre.

Um sonho lúcido é um sonho em que sabemos que estamos a sonhar. Se soubermos que estamos a sonhar, podemos dirigir o nosso sonho, fazer qualquer coisa que nos apeteca. Diz quem já conseguiu que é a loucura. Chega-se lá desenvolvendo algumas rotinas que nos permitem estar mais alerta.

A primeira é tomar nota dos sonhos. No início, nao nos lembramos de nada, mas com o tempo vamos conseguindo fixar cada vez mais pormenores. Até nos lembramos de vários sonhos na mesma noite e do seu encadeamento.

A segunda rotina é um reality check para situacoes que sejam estranhas, inesperadas ou impossíveis. Se durante o dia desenvolvermos este reality check, levaremos esta rotina para os sonhos e assim se nos acontecer algo estranho num sonho (como estar num lugar e de repente estar noutro, ou estar a falar com alguém que está longe) percebemos que estamos a sonhar e é aí que se dá o click para o sonho lúcido.

Esoterismos e psicanálises à parte, eu comecei a assentar os sonhos e é mesmo verdade que me lembro de cada vez mais pormenores. O que interessa aqui é darmos valor aos sonhos, para termos as tais sinopses inovadoras, para mantermos o cérebro a funcionar. A pergunta é: o que faz o meu cérebro se eu o desligar de regras e pressoes sociais, de angústias existenciais, de lógicas geográficas e do possível/impossível? A resposta é: fica livre! Qual é a ideia dos sonhos lúcidos? Simplesmente pela aventura de os viver, como ir de férias. Ou porque, entre outras coisas, podem ajudar a resolver problemas, quando pensamos neles de maneira mais livre e vemos possibilidades que nao tínhamos visto e ainda por cima temos a hipótese de as experimentar.

4 comentários:

lira disse...

Nem mais! Há manhãs em que me lembro de 3 ou 4 sonhos diferentes que tive nessa noite. Não faço nenhum tipo de exercício, mas lembro-me. E tenho sonhos a cores (há quem diga que não é normal). Esta noite sonhei que tirava os olhos e a língua a um coelho e a seguir devia esfolá-lo. Macabro, não? Comparava a actividade com a minha avó, com muito mais prática naquilo, que lhe dava uma pancada e ele morria logo. Já eu não conseguia... Tinha pena do sofrimento do bicho. A minha avó dizia sempre "não digas coitadinho senão ele não morre". Que memórias estranhas...

E decifrar isto? Os sonhos são fenómenos mentais fantásticos...

Anônimo disse...

durmo que nem uma pedra...nunca me lembro do que sonho.

maria 3a disse...

só agora li este teu post.

eu sou a mestra dos sonhos lúcidos. ultimamente nao, porque é uma prática que existe imenso esforco, e ando tao cansada que deixo as coisas acontecerem como lhes apetecer; mas aqui há uns tempos re-sonhava sonhos frequentemente, ou porque tinha gostado de os sonhar e queria repeti-los ou para lhe modificar o final. acontecia também conseguir fazer rewind no mesmo sonho qdo achava que alguma coisa n fazia sentido, alterava pessoas, etc.

e agora que parei com isto noto que me custa muito mais faze-lo de novo. é preciso treino. nunca escrevi os meus sonhos porque sou preguicosa, mas devia pq me esqueco de imensa coisa, e o meu pai sempre disse que nunca conheceu ninguém que sonhasse coisas tao complexas e com tantos pormenores.

adoro sonhar. às vezes lembro-me de coisas que me faltam fazer, ou pormenores que me passaram despercebidos durante o dia.

uma vez li num sítio qualquer que só sonhamos com coisas relacionadas com acontecimentos do dia anterior ou da semana anterior. cada vez que sonho tento ver se isso faz sentido e até agora tem feito. o que achas?

bons sonhos para ti tb!*

leo disse...

Bem maria... acho lindo!!!

Tens sem dúvida uma capacidade fora do normal para sonhos lúcidos! Voltar ao mesmo sonho voluntariamente, mudar o final, fazer rewind... Treinaste ou comecou a acontecer-te expontaneamente?

Sim, comigo também faz sentido a memória de uma semana no máximo. E quase tudo sao ideias que me vieram nesses dias. Também acho que o cérebro pega em detalhes, ou coisas que nos passaram pela cabeca - às vezes tao depressa que nem deu tempo de as realizarmos na altura - e desenvolde essas ideias. O que só mostra que no cérebro se passa muito mais do que aquilo de que temos consciência.

Louco =) Bjs