21.7.09

histórias da carochinha

Perguntaram-me que contos populares se contam em Portugal e, no momento, só consegui lembrar-me dos Irmaos Grimm e das Fábulas do La Fontaine. Também me lembrei da história da Inês de Castro, que nao é um conto popular. Quando muito uma lenda.

Fiquei a pensar nisso: de certeza que há contos populares portugueses. Procurei rapidamente na internet e encontrei a História da Carochinha. Claro! A Carochinha, tao bonita e formosinha, e o Joao Ratao, que caiu no caldeirao! Fiquei curiosa de relembrar outros contos em que há muito tempo nao pensava.

É sempre quando me confronto com outra cultura que tomo consciência da minha. E muitas coisas sobre as quais nunca tinha reflectido, ou que achava "normais", tornam-se assim culturais e, portanto, especiais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Posso aconselhar-te, de Gil Vicente, O Velho, O Rapaz e o Burro entre outros.
Farrica

leo disse...

Se o tens, leva para Sao Martinho em Agosto!

Godinho disse...

E a história do macaco do rabo cortado...
Vicente

leo disse...

O macaco do rabo cortado deve estar em Monchite!

E o:
Era uma vez três
dois austríacos e um francês
o francês, um pouco mais audaz,
pegou na espada e
zás-trás-pás!

Mas nao matou.
Queres que te conte como tudo se passou?

Anônimo disse...

o que trocou por uma viola e...
tum tum tum que eu vou pr'Angola

tá até muito actual
lu