7.5.09

Cientistas de costas viradas

Hoje fui mostrar o que valia aos cientistas. Um senhor, de meias e sandálias, virava o disco e tocava o mesmo: que análises de medicamentos em tubo de vidro nao têm significado porque nunca podem mimetizar o que se passa na realidade na cultura de células ou no corpo. E que é por isso que os cientistas de tubos de vidro e os de cultura celular andam sempre de costas viradas.

Ora, se assim fosse, ninguém fazia caracterizacao de medicamentos, e o objectivo nao é mimetizar o que se passa na célula, para isso existe a célula mesma. O objectivo é dividir um sistema muito complexo em vários sistemas mais simples, limitados é certo, mas compreensíveis. A informacao que daí se tira deve ser interpretada cautelosamente e nunca se tem certezas, mas pode ter-se um conjunto de resultados que apontam numa determinada direccao e que suportam uma determinada teoria.

Eu mantive-me firme - bendito Inderal! E até acho isto um treino valioso!

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tia Nonô!
Sempre desconfiei desses alemães de sandálias e peugas.

Que bom fim-de-semana que tivémos!
Joana

Anônimo disse...

todas as vantagens competitivas obtidas pela minha familia ao longo de centenas de gerações e finalmente herdadas por mim, deixaram de o ser com a invenção do Inderal.

morte