9.6.08

Paquito Chocolatero

Quem já esteve nas festas de Barrancos, conhece o mítico Paquito Chocolatero e percebe a razao de ser da musica espanhola no festival da cancao. Barrancos é fiesta, cultura espanhola, tinto verano e dancarinas em bikini a acompanhar um cantor pimba, tudo vestido em roxo e dourado e com meias daquelas aos buracos. Nao é que em Portugal nao haja dancarinas em bikini, que há: eu vi-as na Sabacheira na passagem de ano, por exemplo. Mas por razoes que também sao culturais, a mesma receita (cantor pimba + dancarinas em bikini) nao funciona em Portugal: ninguém está disposto a seguir as coreografias das meninas em bikini e o próprio cantor se sente embaracado por estar ali no palco a cantar. Isto resulta numa sala cheia de gente sentada, excepto as criancas, alguns pais que as acompanham e alguns maiores de 70 que já nao se sentem com tempo para perder com vergonhas. Os que estao sentados observam qualquer pessoa que se aventure na pista de danca. Isto confunde a russa Galina: "mas se ninguém danca porque poem musica e se obrigam a estar a olhar para os que dancam?".

Tudo isto me ocorre porque este fim-de-semana dancei o Paquito Chocolatero e isso era a última coisa que esperava que me acontecesse na Alemanha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto. Mais uma vez, estás de parabéns.
Confesso que não conheço o Paquito, mas fiquei com vontade.
O banner sei o que é e, concordo, o jarrinho deve continuar!
Bj
Cachana

Anônimo disse...

Querida mana,
hei-de por aqui o Paquito.
Quanto ao jarrinho, já nao me atrevo a tirá-lo. Espero que o Francois depois nao se quaixe outra vez de nao aparecer nas fotos todas.
Beijos e ate sexta
Leonor