27.2.08

Jugenstilbad

Darmstadt foi um dos centros onde nasceu o Jugendstil (estilo Arte Nova alemao), pela Darmstädter Künstlerkolonie, uma colonia de artistas e artesaes, fundada em 1899 pelo duque de Hessen. A colonia de artistas foi destruida pelas Guerra da Europa, e so nos anos 70 foi reconstruida. é a zona mais bonita de Darmstadt, no cimo de uma colina, todo um bairro com casas lindissimas onde os artesaes viviam, trabalhavam e expunham. Visita-se a Torre do Casamento (onde no Verao passado fui a um casamento alemao), um museu de Arte Nova e um museu de arte moderna com exposicoes temporarias.

A piscina Jugendstil foi construida em 1909 e reabre agora depois de trabalhos de renovacao. Estou em pulgas para experimentar, tem SPA e massagens. No meio desta atmosfera, espero sentir-me uma das ninfas de Klimt...

8 comentários:

Anônimo disse...

Mas que imagens lindas... Eu amo Arte Nova. Aliás, o meu trabalho de final de curso até foi sobre Alfons Mucha, especificamente os seus cartazes para a diva Sarah Bernhardt. Se puderes colocar mais imagens desse local de que falas... :) obgda. Bjs

morte_negra disse...

Modernisme, vende-se em barcelona, como paezinhos quentes. sobre essas casinhas perdidas no cimo do monte, falta-lhes um gajo que consiga vender bilhetes a 8 euros para visitar uma igreja que ainda nem meio construída está.

Ritona disse...

tia isso são aquelas casas que eu e a mariana fomos ver quando tivemos aí, não foi??

Branca disse...

Frase totalmente à ruralita: "Ele há coisas!!" Na véspera de teres escrito isto, eu e o meu chico falávamos em visitar-vos... ele perguntava-me se n era uma cidade (só) industrial, ao q lhe respondi precisamente isso: q Darmstadt foi um dos "berços" da Arte Nova! Telepatiaaaa, silêncio, calma, feitiçaria na tua alma...

Anônimo disse...

feiticariaaaaa da tua alma..
ca vos espero, ansiosa.

Violeta, tens aqui algumas imagens da colonia de artistas:
http://www.darmstadt.de/en/sights/mathildenhoehe/index.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Darmstadt_Artists%27_Colony

leo

Anônimo disse...

ops os links n funcionaram

Anônimo disse...

sim, ritona, devem ser essas ;)
leo

Anônimo disse...

Oh, mto obrigada pelo link. Beijinhos