- os diospiros sao originários da China (gostava de saber se se cultivam noutros países da Europa ou se é só em Portugal...)
- há centenas (ou milhares) de tipos de diospiros que se dividem em dois grandes grupos: taninosos e nao-taninosos
- diospiros taninosos sao os que conheco de Portugal: cor vermelha, sabor adstringente (devido aos taninos) e polpa muito mole
- diospiros nao-taninosos sao os que se vendem aqui no supermercado, com o nome de kaki: cor amarela, muito doces e muito menos adstringentes e polpa firme
5.12.07
Dyospiros kaki
nunca gostei de diospiros. E diospiros ou se gosta ou nao se gosta, nao há meios termos. Mas aqui os diospiros sao diferentes. Primeiro, chamam-se kaki. E depois, a consistência é dura e o sabor mais doce. Quando descobri este fruto, num pequeno almoco de Natal aqui no departamento, nao percebi logo o parentesco. Mas agora descobri aqui que :
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Tema de toda a pertinência: fruta. Gostei! Mas permite-me que discorde: os moles (os nossos)em estando bem maduros, são mais docinhos.
Comprei um gelado no lidl com sabor a maçã e lichias ... estou curiosa!
Mas querida amiga, já alguma vez experimentaste os amarelos?
Eu comprei um boião de fruta para bébé: banana e camarinhas.
Diospiros lembram-me Roma! Por incrível que pareça eu e D. Branca viciámo-nos nesses gelatinosos e dulcíssimos manjares. beijinhos
olá,
eu sou fã de dióspiros. em portugal já apanhei amarelos, não sei se "kaki", mas eram amarelos. a minha mãe comprou-os num super-mercado qualquer aqui perto e não gostei nada deles. é certo que não eram adstringentes, mas não sabiam a nada e pareciam feitos de plástico. mas sim, eram doces.
há umas semanas a minha mãe tinha comprado, na feira de sabores, cá em sesimbra, uns dióspiros biológicos (este facto interessa pouco), e que eram de uma espécie diferente dos que eu costumo comer: eram muito parecidos com esses que mostras ai (laranjas), mas tinham caroço (3 ou 4 por unidade), e não eram adstringentes, além de serem bastante saborosos, e doces.
Ola André! Sao esses mesmo, têm uns caroços que fazem lembrar caroços de nêsperas e são muito doces!
Toca a provar os diospiros laranja.
tenho a dizer que nem todos os diospiros tem taninos,ou melhor nem sempre se sentem!
quando n se sentem é do melhor****hehehehehe
tia nono!!!esses diospiros amarelos também há cá.....chamam-se "diospiros de roer", pelo menos é o nome que lhes dão...a minha mãe agr só come desses e em cuba também!!!
olhem, eu até gosto de diospiros, mas este ano ainda nãoi tive o prazer de os provar
joana....o comentário é meu....
Pronto já percebi que era ignorância minha. Diospiros só conhecia os vermelhos e moles do mercado de Tomar. Nunca me interessou procurar outros, já que nao sou fa dos primeiros.
Beijinhos
leo
Postar um comentário