5.12.07

Dyospiros kaki

nunca gostei de diospiros. E diospiros ou se gosta ou nao se gosta, nao há meios termos. Mas aqui os diospiros sao diferentes. Primeiro, chamam-se kaki. E depois, a consistência é dura e o sabor mais doce. Quando descobri este fruto, num pequeno almoco de Natal aqui no departamento, nao percebi logo o parentesco. Mas agora descobri aqui que :
  • os diospiros sao originários da China (gostava de saber se se cultivam noutros países da Europa ou se é só em Portugal...)
  • há centenas (ou milhares) de tipos de diospiros que se dividem em dois grandes grupos: taninosos e nao-taninosos
  • diospiros taninosos sao os que conheco de Portugal: cor vermelha, sabor adstringente (devido aos taninos) e polpa muito mole
  • diospiros nao-taninosos sao os que se vendem aqui no supermercado, com o nome de kaki: cor amarela, muito doces e muito menos adstringentes e polpa firme

11 comentários:

Branca disse...

Tema de toda a pertinência: fruta. Gostei! Mas permite-me que discorde: os moles (os nossos)em estando bem maduros, são mais docinhos.
Comprei um gelado no lidl com sabor a maçã e lichias ... estou curiosa!

leo disse...

Mas querida amiga, já alguma vez experimentaste os amarelos?

Eu comprei um boião de fruta para bébé: banana e camarinhas.

panamá disse...

Diospiros lembram-me Roma! Por incrível que pareça eu e D. Branca viciámo-nos nesses gelatinosos e dulcíssimos manjares. beijinhos

andré disse...

olá,

eu sou fã de dióspiros. em portugal já apanhei amarelos, não sei se "kaki", mas eram amarelos. a minha mãe comprou-os num super-mercado qualquer aqui perto e não gostei nada deles. é certo que não eram adstringentes, mas não sabiam a nada e pareciam feitos de plástico. mas sim, eram doces.

há umas semanas a minha mãe tinha comprado, na feira de sabores, cá em sesimbra, uns dióspiros biológicos (este facto interessa pouco), e que eram de uma espécie diferente dos que eu costumo comer: eram muito parecidos com esses que mostras ai (laranjas), mas tinham caroço (3 ou 4 por unidade), e não eram adstringentes, além de serem bastante saborosos, e doces.

leo disse...

Ola André! Sao esses mesmo, têm uns caroços que fazem lembrar caroços de nêsperas e são muito doces!

leo disse...

Toca a provar os diospiros laranja.

tiaguituh disse...

tenho a dizer que nem todos os diospiros tem taninos,ou melhor nem sempre se sentem!

quando n se sentem é do melhor****hehehehehe

Ritona disse...

tia nono!!!esses diospiros amarelos também há cá.....chamam-se "diospiros de roer", pelo menos é o nome que lhes dão...a minha mãe agr só come desses e em cuba também!!!

Anônimo disse...

olhem, eu até gosto de diospiros, mas este ano ainda nãoi tive o prazer de os provar

Anônimo disse...

joana....o comentário é meu....

Anônimo disse...

Pronto já percebi que era ignorância minha. Diospiros só conhecia os vermelhos e moles do mercado de Tomar. Nunca me interessou procurar outros, já que nao sou fa dos primeiros.
Beijinhos
leo