30.7.07

Tino Sehgal

A ausência de suporte físico é o que nos deixa desorientados. Numa sala de museu, paredes brancas, 3 pessoas que parecem pertencer ao staff do museu, segurancas. Sempre que alguém entra na sala, comeca a obra de arte: os 3 segurancas dancam ou saltitam, enquanto dizem “This is so contemporary! e no fim “Tino Sehgal, 2004”. Saltitam à volta das pessoas impedindo-as de deixar a sala, enquanto as pessoas, surpreendidas, tentam fugir.

Isto “foi” a obra de arte. O nosso momento. Tino Sehgal é alemao, vive em Berlim. Nao grava nem fotografa as suas obras, na tentativa de desligar a arte do objecto, ou da objectividade. É a quebra com a base da arte visual que é o objecto material. Elas devem estar guardadas só na memória de quem as viveu. “O artista visual que nao cria objectos materiais”.

Isto foi ontem no Museu de Arte Moderna em Frankfurt.

27.7.07

Porque as lágrimas limpam a alma

"It's impossible to recreate the human tear, but Murine Tears Lubricant Eye Drops is designed to closely match human tears. These Natural Tears Formulas contain eight major ingredients found in natural tears."

Que ninguém deixe de chorar só por ter os olhos secos!

Bom fim-de-semana!

26.7.07

SOU MESMO COOL

A pousada está cheia (provavelmente com todos os espertalhoes que nao foram na conversa do Steffen). Vou ter que ser cool a tempo inteiro. Nao me está a apetecer nada.

Depois conto como tudo se passou.

SE EU NAO SOU "COOL" O QUE É QUE EU SOU


Sexta é isto que me espera: uma festa/ festival numa casa abandonada, organizada por um amigo do Steffen. Arriscando fortemente a minha imagem "cool" aos olhos do Steffen, reservo um quarto na pousada de juventude. É que os verdadeiramente cools, dormem a partir das 8 da manha e no mesmo sítio em que fizeram a festa.
No sábado subimos a um monte com mochilas às costas, grelhamos o jantar e dormimos meio ao relento num castelo abandonado no meio da Natureza.






25.7.07

de 10 a 21


Nao páres de blogar!

juntas já tricotámos ... óptimos momentos!

www.colheretricot.blogspot.com

"Schönen Vortrag"

Hoje apresentei aos colegas doutorandos aquilo a que me proponho. Tinha umas 10 caras farmacêuticas a olhar para mim, o que me poe sempre um bocado nervosa. Achei que podia ser interessante ir aos fundamentos físicos da questao mas eles dividiram-se entre bocejar ou fazer um ar perdido. Nao é muito boa ideia mostrar aos farmacêuticos os seus limites. Acho que fui corajosa! Eles disseram que a apresentacao estava "schön" (bonita), o que quer que isso signifique.

20.7.07

VIVA O NOVO CHEFE


A antiga chefe era cinzenta, durona e com vistas curtas. Tínhamos que fazer malabarismo para a convencer a comprar uma bicicleta.

O novo chefe diz que só compra ferraris!!!!!!
Aí está!!!!
Mister!!!!

O meu brinquedo, que ainda nao se sabe para quando vem, há-de ser um ferrari!
Viva!

Entretanto (só) tenho que aprender a guiar ferraris...

19.7.07

VIVA A WIKIPEDIA

I am the escaped one

I am the escaped one,
After I was born
They locked me up inside me
But I left.
My soul seeks me,
Through hills and valley,
I hope my soul
Never finds me.

Fernando Pessoa
É estranho nao estar a partilhar este blog com as pessoas com quem partilho a minha vida. Foi uma das questoes que me passaram pela cabeca: escrevo em que língua?

Nao teria escolhido outra senao esta.

Primeiro porque nao sou o Pessoa, quer dizer o meu inglês dá-me para pouco mais do que nao passar fome. Um bocado mais, sim. Mas mesmo assim...

Nao dá para substituir a riqueza de postar e comunicar em portugues. As subtilezas, raízes que temos na memória e que se cruzam e que permitem trocar coisas dizendo tao pouco. Se falarmos com um brasileiro nao vamos poder trocar as mesmas coisas.

Nao sei o que o Francois pensa disto, nunca lhe perguntei. Nao sei se ele já espreitou o blog.

Street Dance

O pessoal que vai às aulas de street dance na TU (Technische Universität) em Darmstadt divide-se em:

- pitas que gostam de hip-hop e dancam sem gana nenhuma,

- quarentonas com madeixas que imitam tudinho o que a profe faz e que têm tudo menos pinta de street-dancers,

- cromos da street-dance, que vao para o fundo da sala,

- miúdas com imensa pinta, que mesmo sem saber a coreografia toda, têm imensa gana a dancar e isso vale tudo.

Este último grupo é constituido por mim e pela Jojo.

Ontem foi a ultima aula antes das férias. Só vos digo que eu e a Jojo idolatramos a professora. ELA É COOL

Este é um gajo que se diz meu amigo e mais o amigo dele

www.bartolices.blogspot.com

Quem lê o teu blog percebe qual é a essência de dizer plano nodal plano nodal plano nodal enquanto desticula muito com os bracos.

Incontornável.

Ou, como diria o amigo do amigo, priceless...

16.7.07

Já agora por falar em televisoes para emigrantes, nestas duas semanas que passei na Suica sem quase ver o sol, descobri a RTP internacional. Fiquei contente : ) A programacao é muito bem feita. Sente-se a preocupacao de mostrar a portugueses que nunca moraram em Portugal como é esse país do qual sentem saudades por heranca. Além da história, da cultura, do turismo, tem programas sobre indústrias e empresas portuguesas. Claro que pelo meio ouve-se a Ágata e o Toy, mas isto gostos nao se discutem.

Ainda sobre a Suica, no hotel os empregados eram quase todos portugueses. Pelo menos 2, pela minha idade, tinham acabado de chegar. Recém casados, foram fazer-se a uma vida melhor... agora como dantes. Invariavelmente, planeiam ficar por um par de anos até ter dinheiro suficiente para "organizarem a sua vida" em Portugal. Mas ficamos sempre mais tempo do que planeámos.

Um deles era de Cascais! O emigrante atípico! De colar ao pescoco, relógio gigante e sotaque da linha! Sempre a repreender-me pelos meus hábitos de "má portuguesa", como ter um namorado nao portugues, beber chá ao pequeno almoco ("chazinho, nao é?... tsss...") e nao aproveitar o facto da empresa pagar os custos para me empanturrar todos os jantares.

sangue latino

Ainda sobre o dia 14... entre tomar o pequeno almoco e atender telefonemas para o menino dos anos, deitei uma vista de olhos na TV5Monde, onde mostravam o Sarkozy com um ar aborrecido a assistir à parada militar pelo dia nacional. Desfilavam diferentes grupos militares franceses e também representantes de outros países. Quando apareceram os espanhóis, nao pudémos conter uma gargalhada, eu e a comentadora: vinham de camisa aberta a partir do meio da peitaca peluda. Só para que nao restem dúvidas!

14.7.07

14 de Julho

Festa nacional em França, pela queda da Bastilha.
Festa em Darmstadt, pelos anos do Francois. Vou cozinhar uma carne assada e uma salada de couscous para o pic-nic. A minha primeira salada de couscous. E o meu primeiro post.

Vamos ver como resulta isto do blog. Afinal, fazendo parte da geracao dos blogs e da geraçao europa, como nos chamou o nosso primeiro, até me fica mal estar a ver de fora em matéria de blogs...