4.8.09

Finlândia - Impressoes

Longe do mundo. Silêncio verde. Sauna, nadar no meio de nenúfares, água cor-de-laranja. Corpo quente, pele fria, uma sensacao indescritível. Paz. Voltar para a sauna. Mais um löyly*. Conversas de sauna ficam na sauna. O ciclo sauna-nadar-sauna pode prolongar-se indefininadamente.

Nao há água corrente. Aquece-se na sauna água da chuva. O duche implica movimento a mais dentro da sauna a 80°C. Acaba com as últimas angústias, as últimas inquietudes, os últimos pensamentos. Depois disso, está-se simplesmente em paz com a vida e com o mundo. Partilha-se confidências. Prepara-se o primeiro gin tónico do serao e comeca a pensar-se no jantar: acender a fogueira dos grelhados, preparar os vegetais.

O tempo nao corre, preguica e escorre devagar. A isso ajudam as intermináveis horas de luz. Às 3 da manha faz-se um passeio nocturno antes de ir dormir. Anda-se por entre a floresta até à ponte, de onde se tem uma vista indiscritível das cores do crepúsculo no horizonte, reflectidas na água. O céu nunca chega a ficar escuro. Mas vêem-se estrelas, até cadentes. E satélites, que cruzam o céu a toda a velocidade. Sao o único sinal desse mundo que existe para lá da floresta.

A floresta é mágica, habitada por fadas translúcidas de longos cabelos loiros. Os troncos das árvores sao brancos e no chao crescem frutos vermelhos que colhemos para uma tarte. Identifico referências dos contos de fadas que só podem vir deste sítio. Acho curioso eu ter referências que nunca questionei e que agora fazem sentido. As fadas nao sao portuguesas, têm que ser nórdicas.

Todas têm longos cabelos loiros e falam uma lingua cheia de vogais. Falam numa voz dura, num tom baixo, principalmente as mulheres. Quando voltamos para casa depois do passeio nocturno, esquecem-se de nós e falam finlandês as três. Eu estou ao lado delas e tento tornar-me invisível. Nao quero que parem. Gosto dessa música onde nao consigo dar nenhum significado. É uma ladainha que me embala. Nem tudo pode ser posto em palavras. Dessa ladainha incompreensível apanho um bocadinho da essência da Finlândia.

*Água que se atira nas pedras da sauna.

6 comentários:

Branca disse...

Que bom que é ler-te!Lindo texto. Vens com a alma renovada :) Muitos beijos e até para a semana

Anônimo disse...

Eu gsotava de ir a esses sitios!
Espectacular!
Fotos?
Beijo,
Joana

Branca disse...

Já recebemos o postal!
Nunca falha esta minha amiga!

Beijooo

leo disse...

Boa!

Fotos posto ainda hoje.

andré disse...

ir a helsínquia e depois a são pertersburgo de comboio é uma das próximas viagens que eu quero fazer.

em que sítios ficaste? durante quanto tempo?

beijinhos :)

leo disse...

Eu também fiquei com vontade de fazer uma viagem por Sao Petersburgo e subir a Finlândia até à Lapónia, de carro (ou melhor, carrinha - tem que ser no verao).

Eu aterrei em Tampere e estive 4 dias na casa de verao de uma amiga em Merikarvia (fomos de carro). Merikarvia, embora apareca no mapa (oeste de Tampere), é apenas umas casas dispersas entre a foz de um rio e o mar - nao existe um centro da vila, o conceito de vila é diferente. É dos sítios mais exóticos onde já estive! E lindo! Depois apanhei o comboio em Pori de volta a Tampere, passando por Nokia.

A deslocacao sem carro fora das grandes cidades é impossível. Eu estive pouco em cidades. Pori é bonito, uma cidade industrial portuária com aqueles edifícios da revolucao industrial.