23.8.09

Feira é revolver trapos

Saio de casa cedo. Gosto da luz oblíqua das manhãs e de ter o dia todo pela frente. Vou de eléctrico até perto do centro e depois ando umas centenas de metros a pé até ao sítio que me indicaram. Como é possível viver aqui há 4 anos e nunca ter ido à feira da ladra que se monta todos os sábados? Procuro uma bicicleta em segunda (ou mais antiga) mao, desde que estampei a minha contra um carro. Nao compro bicicletas novas porque sao sempre más.

A feira tem mais de feira que de ladra. Por momentos transporto-me para a feira do relógio, mas uma feira do relógio mais cool, menos quente, com menos gente e menos cheiro. Pregões! Nao imaginam como é bom ouvir pregões na Alemanha! Bancas com pilhas de trapos a 2 euros, o paraíso! Sinto-me em casa, revolvo as pilhas como só nós as descendentes da minha mãe sabemos fazer e a minha cunhada Paula adora. Discuto com o vendedor que me quer fazer a 3 euros o que estava na pilha de 2. Pensa que eu sou alemã e me calo. E experimentar, posso? Se experimentar é mais um euro, sao 3. diz ele e eu respondo Devia ter perguntado mais cedo, assim levava a 1, sem experimentar. Ele ri-se.

Passeio de mochila às costas pela feira da ladra, refreio-me umas poucas de vezes para nao comprar lixo. Gosto do ambiente. Muitos estrangeiros, bancas de fatos de dança do ventre, de véus e de túnicas para muçulmanas. À saída descubro uma banda de verduras, uma algazarra, tudo a escolher, a pesar, a discutir. Uma matrona italiana com bom aspecto e a sua filha cinquentona discutem discretamente a qualidade da mercadoria e o bom preço. Mães turcas empurram carrinhos de bébés, mas os bébés nao se vêem, estão cobertos de mercadoria: frutas e legumes, tachos em segunda mao dentro de caixas velhas, trapos, um leitor de vídeo também dentro da sua caixa velha, e elas arrastam as túnicas compridas e gritam para os outros miúdos que saltam à sua volta.

2 comentários:

Sofiazinhaa disse...

Com esta tão boa, ou melhor, excelente descrição, até parece que estive lá com a tia Nonô!!! =P

leo disse...

ainda bem que dá para isso Sofiazinha =) que eu tenho saudades de irmos em grupo à feira do relógio!!!

Beijos