13.1.09

Epigenética

Ontem na televisao um programa sobre epigenética. O Francois já conhecia, liga-se com a toxicologia. Mais uma vez, bem empregue o tempo e dinheiro nas aulas de alemao.

Entao é assim, nós nascemos com um património genético que nos fixa os "limites" dentro dos quais nos podemos desenvolver. As variacoes dentro de indivíduos com o mesmo património genético (por exemplo, gémeos verdadeiros) sao influenciadas pelo ambiente. Isto porque os genes que possuímos sao ligados ou desligados, dependendo de certos sinais celulares. Que estes sinais celulares sao influenciados pelo ambiente, pelo que comemos, pelo estilo de vida, nao é novidade.

A novidade na epigenética é como essa influência do ambiente se transmite para as geracoes seguintes! Um dos exemplos é a mosca da fruta, normalmente com olhos brancos, que, quando exposta ao calor, muda a cor dos olhos para vermelho. Ora o melhor é que filhos de mosca da fruta expostas ao calor também têm os olhos vermelhos! Outro exemplo sao as criancas nascidas no Inverno de 1944/45 em Amsterdao, o Inverno na Fome, quando os alemaes cortaram as vias de abastecimento para a Holanda. Aqui, nao só as criancas que viveram este Inverno da Fome como também os seus descendentes ainda sofrem os efeitos da fome (baixa estatura, colesterol, etc). (Um aparte: Audrey Hepburn viveu em Amsterdam no Inverno da Fome e a anemia, infeccoes respiratórias e até a depressao de que sofreu foram relacionadas com a malnutricao enquanto crianca em Amsterdao.)

A novidade da epigenética, para mim uma novidade, é importante! Nao encaixa na teoria de Darwin, em que a evolucao é mero fruto do acaso e da seleccao natural, mas completa-a. À luz da epigenética, o ambiente afecta a evolucao! Este é um website óptimo sobre o tema epigenética: estudo das mudancas hereditárias no genoma que ocorrem sem alteracao do DNA. Miguel Constância, português, biólogo da Universidade do Porto, cientista no Reino Unido, é investigador em epigenética e aparecia no programa.

3sat é o melhor canal de televisao de sempre.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sempre a aprender!
Bom ano Leonor
bjs,
Vicente

leo disse...

Bom ano primo Vic!

Ritona disse...

muito interessante tia:)