13.11.08

Freediving

Gili Trawangan é a maior das ilhas Gili, três ilhotas perto de Lombok. Faz com a Gili Meno um canal onde se forma uma corrente muito forte. Como os fundos do mar ali sao de sonho, a maior actividade diurna (à noite há outras) consiste em andar praia acima um bom bocado, entrar la em cima e vir por ali abaixo de óculos e tubo. Nao é preciso nadar, vem-se com a corrente. Ou entao é nadar um bocado contra a corrente para ganhar tempo.

Peixes de todas as cores, corais, tartarugas vagarosas… Mas o que mais me impressionou foi um rapaz que mergulhava fundíssimo, deixava-se estar, nadava para cima e para baixo, agarrava-se às tartarugas e ficava imenso tempo sem vir respirar. O que me impressionou foi a sensacao de liberdade. Porque tudo bem que se pode fazer mergulho, mas anda-se ali com imenso material, e regras e nada daquilo é muito natural. Este rapaz andava ali como um peixe e é essa imagem que nunca me sairá da cabeca. Mais tarde descobri o que era um freediver.

4 comentários:

Anônimo disse...

Leonor
Estás a aquecer a alma, no meio do frio a postar sobre as tuas férias, a praia e o calor do verão. Hoje estou de saida para o Sal. Praia, calor, água tansparente, tostar, banhos, livro, lagosta. Tenho uma oferta para mergulho. Até gostava mas vamos ver o que se consegue. O JP fica muito nervoso com os tubarões e eu não estrago férias.
Toda a semana a Sofia tem temperaturas negativas.
Ó

leo disse...

Ehlá, entao muito boas férias!

É o melhor quando no meio do inverno nos vêm estas memórias :) Dá mesmo para aquecer.
Eu experimentei o mergulho e gostei muito, mas é preciso alguma descontraccao, porque sao muitas regras e todo o material faz daquilo uma coisa muito estranha. Além disso o que achei é que nao se vê muito mais do que com uns óculos e um tubo. A experiência tri-dimensional é que é gira, porque com o tubo é mais a duas dimensoes. No mergulho pode andar-se a explorar uma parede para cima e para baixo.
Beijinhos!

leo disse...

PS- cá também chegou o verdadeiro inverno, está mesmo frio...

Anônimo disse...

Em Moçambique, na Inhaca, no canal de Sta. Maria também se mergulhava assim. Entravamos na água e íamos com a corrente saindo noutro ponto a uns 500m. Era uma parede de corais onde se via de tudo. A Marta adorava aquela volta...

Farrica