18.10.07

"Dort, wo man Bücher verbrennt, verbrennt man am Ende auch Menschen" Heinrich Heine

Heinrich Heine escreveu esta frase famosa em 1821, a propósito da destruicao de cópias do Corao durante a inquisicao espanhola (à parte: que falta me fazem o til e a cedilha... às vezes tenho a impressao que o que escrevo se torna cómico... como aquele meu probleminha há uns tempos com as traCas...)
Voltando ao Heinrich Heine. A frase é eloquente e arrepiantemente profética:
"Onde se queimam livros, queimar-se-ao, um dia, homens."
E em Berlim, na praca da Universidade, esta frase tornou-se um memorial pelos livros queimados no advento da segunda guerra mundial. Livros de judeus e nao só. Livros dos, chamados, "degenerados", entre os quais Heinrich Heine, Thomas Mann, Karl Marx, mas também Einstein e Freud.
E a frase é o mote para um monumento discreto mas forte. Um cubo escavado no chao, quatro paredes brancas, luz branca, prateleiras brancas. Prateleiras vazias. Uma biblioteca vazia.
Quando lá estive uma mae ao meu lado explicava a uma filha o significado. Arrepiante. É muito difícil de perceber a história da Europa do século XX e principalmente o papel da Alemanha. É-o para todos a comecar pelos alemaes, que comecam agora a levantar o tapete... Para mim, este discreto monumento mostra bem a profundidade de Berlim. Nem falando agora da cena artística europeia, Berlim tem uma profundidade a que é impossível ficar indiferente e que vem de ter sido um dos palcos da História da Europa do século XX. E essa profundidade respira-se em cada esquina.

5 comentários:

andré disse...

grande post :)

morte_negra disse...

ganda post :)

Branca disse...

Enviada especial do Prof. José Hermano Saraiva na Alemanha. Gostamos de te ler, pah!

foxtrot disse...

que giro! qual nao foi o meu espanto (nenhum) quando os comentarios eram todos favoraveis!!
agora das 7h as 8h da matina vou ao ginasio, hoje quanto la estava vi um programa de historia, o que foram fazer os nazis ao tibete! E engracado "chegar a crescida" e comecar a desvendar a historia!
post aprovadissimo!

beijinhos

leo disse...

Obrigada fiéis comentadores amigos :) Cheguei ontem de Berlim. E descobrimos coisas novas, a Karl-Marx-Allee por exemplo. Impressionante! Uma avenida gigante, com prédios comunistas: todos iguais mas grandiosos. Imagina-se os tanques a passarem ali...