12.2.14

A vida dos pobres

A ama do Nuno, turca, viúva, com quatro filhos para acabar de criar entre os 12 e os 22 anos, uma família muito equilibrada, todos muito bem educados.

Foi posta na rua da casa onde vive e trabalha como ama por causa de querelas com os vizinhos. O senhorio, uma sociedade supostamente social preferiu pô-la na rua e assim acalmar os vizinhos (nao sei quantos) queixosos.

Em Darmstadt é uma missao impossível alugar uma casa, quanto mais a um preco pagável. As contas sao assim: ela ganha com 3 miudos 1800 euros brutos, dos quais limpos lhe ficam provavelmente nao mais que 1000. Só a renda de uma casa com quatro quartos custa quase sempre mais que isso.

Há-de ter que ir outra vez para a fila da sociedade supostamente social que lhe faz de senhorio ver se arranja uma casa por 600 euros. E se a mandarem para cascos de rolha, embora os filhos andem todos aqui na escola no bairro, azar. A vida dos pobres sem voz na Alemanha rica é mesmo assim.


Estou zangada! Como é que esta gente pode viver com a consciencia de a ter posto na rua? Uma mae com 4 filhos?! E nao me canso de repetir ao Chris e aos meus amigos alemaes: nao se iludam, que isto é uma sociedade racista! Os alemaes sao racistas para os estrangeiros mas ainda mais racistas sao os estrangeiros entre eles. Nao há respeitinho. Nao há confiancas.

E estou zangada por a ama nao ter dito nada (deve ter tido vergonha...). Porque nós, os pais, talvez tivéssemos podido fazer alguma coisa. Com os nossos (os deles) olhos azuis, com os nossos (os deles) cabelos louros, com os nossos titulos académicos, com os nossos fatos de trabalho e talvez até com contactos... Porque isto é assim que se decide... vem uma mae turca sem voz, quem é que lhe liga, mas - eh lá! - atrás dela vem outra gente cuja voz, essa, nos pode dar problemas... Deixa lá avaliar o caso bem avaliado.

Que nojo, que nojo, que nojo.

Nenhum comentário: