11.3.13

Sobreviver alerta


Engracado. Lembro-me de a Professora da Escola Primária de Tomar nos ter falado sobre a diferenca entre hemisfério norte e hemisfério sul e a exploracao dos recursos dos países pobres pelos países ricos. Nao percebi muito bem, era demasiado abstracto, mas lembro-me da ideia. E agora admiro-me sobre os conteúdos subversivos que a minha Professora, na altura já à beira da reforma, nos passou.

É preciso estar bem sóbrio para aqui viver e ainda assim acreditar no futuro. Nao gosto destas generalizacoes mas é certamente por serem todos tao bem comportados, tao politicamente correctos, tao zelosos e tao desejosos de ser o cidadao sem mácula que a História foi como foi. Mas de repente ficam todos muito admirados: como foi possivel? E ainda no outro dia, na cantina, uma colega estava indignada com o anti-semitismo na Roménia, onde tinha estado num casamento e onde as pessoas nao se inibiram de lhe dar os parabéns pelos feitos do nazismo. Isto deixou-a muito desconfortável. Que afronta!

É preciso continuar a ir a concertos punk e a conhecer as pessoas certas, para nao me sentir encurralada, formatada e encaixilhada. É uma questao de sobrevivencia.

Nenhum comentário: