12.3.13
os areanos
E sim, às vezes oico coisas como "Nao parece nada portuguesa, parece mais alema", às quais reajo com pouco mais do que um sorriso muito amarelo. O lindo ideal areano está entranhado muito fundo. E isto mostra que possivelmente as minhas cores nao sao assim tao indiferentes na minha integracao (palavra feia porque pressupoe uma anterior nao-integracao).
11.3.13
9 meses
Ter filhos é uma afirmacao de esperanca no futuro. E penso que é importante educar os filhos pragmaticamente para que se adaptem na sociedade (ou em varias sociedades) facilmente. Mas igualmente importante é ensinar a independencia de espírito, mostrar que o mundo é grande e diferente e que nao devemos aceitar correntes.
Sobreviver alerta
Engracado. Lembro-me de a Professora da Escola Primária de Tomar nos ter falado sobre a diferenca entre hemisfério norte e hemisfério sul e a exploracao dos recursos dos países pobres pelos países ricos. Nao percebi muito bem, era demasiado abstracto, mas lembro-me da ideia. E agora admiro-me sobre os conteúdos subversivos que a minha Professora, na altura já à beira da reforma, nos passou.
É preciso estar bem sóbrio para aqui viver e ainda assim acreditar no futuro. Nao gosto destas generalizacoes mas é certamente por serem todos tao bem comportados, tao politicamente correctos, tao zelosos e tao desejosos de ser o cidadao sem mácula que a História foi como foi. Mas de repente ficam todos muito admirados: como foi possivel? E ainda no outro dia, na cantina, uma colega estava indignada com o anti-semitismo na Roménia, onde tinha estado num casamento e onde as pessoas nao se inibiram de lhe dar os parabéns pelos feitos do nazismo. Isto deixou-a muito desconfortável. Que afronta!
É preciso continuar a ir a concertos punk e a conhecer as pessoas certas, para nao me sentir encurralada, formatada e encaixilhada. É uma questao de sobrevivencia.
Assinar:
Postagens (Atom)