18.12.09

Memórias

Sem dúvida que uma das memórias de Monchite é sonora. E é ligada a um momento do dia de que gosto muito, a manha. Gosto da luz da manha e gosto da sensacao de ter um dia inteiro pela frente. Quando em Monchite, de manha, se abriam as janelas, e imaginemos que era a janela do quarto onde dormia o avô Joao, entravam nao só a luz mas também os sons dos tractores de caixa aberta que desciam para a baixa. A janela do quarto do avô Joao dá para um vale apertado - onde no inverno corre uma ribeira onde se apanham sapos e, diz a lenda, cágados. O que interessa é que esse vale pega nos sons da baixa, concentra-os e envia-os directamente para a janela do avô. E eu estou lá, mao em concha na orelha, nariz frio, a apanhá-los a todos, antes de me chamarem para ir para a escola em Tomar.

O avô Joao dormia no segundo melhor quarto da casa, a seguir ao dos pais, e abria a janela TODAS as manhas, quer fosse Verao ou Inverno. Quando o avô se deitava, a mae sentava-se na beira da sua cama e ali tinham conversas que me pareciam ser meio em surdina e durar horas. Nos dias em que o avô lá estava, em vez de tomarmos o pequeno almoco a correr, sentavamo-nos à mesa que já tinha sido posta pelo avô antes de descermos. E nas noites de Verao, a seguir ao jantar, eu dava passeios com o avô, de chapéu e bengala, até à capela e, nesses passeios, o avô ensinava-me a apanhar grilos dos seus buracos com uma palha e muita paciência.

Tao bom que é lembrar.

(ao andré, obrigada pela dica)

8 comentários:

Anônimo disse...

os cágados não é lenda...mas não havia nessa ribeira...era nas outras ao pé do rio
lu

leo disse...

O Paulito dizia que tinha apanhado lá cágados. No açude também os conheço, embora nunca tenha conseguido apanhar...

Anônimo disse...

Eu cheguei a ter um cágado que o Farrica apanhou e me deu, mas não sei em que sítio é que o apanhou.
Disseram-me para lhe dar pão, e eu tinha-o num balde com um bocado de água no fundo, pelo que o bicho vivia numa açorda.
Bjs,
Vicente

leo disse...

A protectora dos animais teria muito para fazer em Monchite.
Bjs

Anônimo disse...

Falemos de coisas sérias!!! Estou a ver a lerpa do dia 23 muito mal organizada!
Mais um bocadinho estão a ir às rãs em vez do velho jogo de lerpa.

Comecem a ver a nostalgia da lerpa...a mesa em cima da lareira... 2 baralhos de cartas... o Telinho com um saco de moedas... o Zélio com os bolsos cheios de notas(espero que não continues resmungão e voltes á mesa do jogo)...a cachana sem saber quando vai a jogo...uns copos para ir aquecendo os azarados...
MO

leo disse...

Ocas a lerpa nao é do meu pelouro, essa discussao é no facebook. Posso adiantar-te que parece que mesmo entre os sócios fundadores há desacordo sobre se é a 23 ou a 26 o grande dia. Há quem diga que a 23 é só treinos...

Anônimo disse...

Tão bom que é lembrar, Leonorzinha!!! Tão bom que é lembrar!
Nunca te esqueças, há coisas em que fomos umas enormes privilegiadas! E tu também!
Nunca te esqueças disso! E isso METE TANTA INVEJA, como diriam alguns dos meus alunos! São aqueles que vão marcar a a diferença. Desculpa a presunção!
Beijos
Cachana

Cachana

Luna disse...

memória bonita a tua =)