7.6.09

Couscous faz servico cívico - impressoes

Ocupei a mesa de voto 460 de Arheilgen. Além das europeias, em Darmstadt também se votou para um referendo sobre a construccao ou nao de um túnel através do centro da cidade que supostamente tiraria o tráfego das zonas de habitacao. Talvez por isso, tivémos 50% de votantes na minha mesa. O mais giro foi estar ali, ver os meus vizinhos desfilar, e gozar as reaccoes.

A minha colega da esquerda avisou-me logo: as pessoas em Arheilgen sao muito conservadoras, aqui ganha o CDU (partido conservador católico! - nao confundir com "nossa" CDU). Fiquei avisada. E nao se enganou, mas na contagem geral de Darmstadt foram os Grünen (verdes) que ficaram à frente. O melhor foi quando ela comecou a discutir sobre a razao de (nao) ser do túnel referendado com um senhor que tinha acabado de votar. Ainda olhou para mim a meio da conversa, à procura de aprovacao, e eu assobiei baixinho.

Mas os highlights do dia devo-os à colega da direita. Comadre fofoqueira, explicou-me que vinha para a mesa porque para estar sentada em casa preferia estar ali. Tinha a posicao de poder: de lista na mao, fazia as cruzinhas e dizia às pessoas Jetzt dürfen Sie, e gozava aquele poder com prazer que nao escondia. E quando as pessoas desapareciam ía a correr inspeccionar os cartoes e tecia os seus comentários: Nao sabia que este era doutor, Olha esta veio sem o marido, Onde estao os pais deste que ainda nao vieram,... Também percebi que nao gostava de estrangeiros. Cada vez que aparecia alguém de ar pouco "ariano", mexia-se muito na cadeira e quando eles desapareciam tratava-os por Ausländer. A certa altura, depois de uma senhora de véu ter votado disse Há muita gente desconhecida a vir votar. Ao que eu respondi Olhe, para mim, sao todos desconhecidos!

Depois havia os papistas em último grau: ralhavam de cada vez que um casal de idade comecava a discutir o voto por detrás da cabine (ternurento, na minha opiniao) ou que uma mae ou pai levava uma filha ou filho com eles para os verem votar (bonito, na minha opiniao, lembro-me de ir com a minha mae e de sentir que era uma coisa importante).

4 comentários:

Branca disse...

Adoraveis estes posts! Hesitei entre comentar este ou o anterior! Esse sentimento de "dia importante" (o das eleiçoes), continuo a senti-lo... ontem votei pela 1ª vez nos Anjos. Olhava em volta a observar os meus pares (vizinhos). :)

A taxa de abstenção voltou a subir, temos 60 e picos tótós por cada 100. Mts beijos! Continua a escrever!

Anônimo disse...

Concordo com a Branca. Estes posts são cerejas do dia a dia. doces e suculentas para a alma
bjokas
lu

Anônimo disse...

Adorei este post!Para mim és a "Pedro Vieira" alemã!
bjs
tiago

Sofiazinhaa disse...

Concordo perfeitamente com a tia Nono. Também me lembro quando os meus pais iam votar e eu e o Tiago iamos com eles. Ainda me lembro uma vez que Tiago tinha rifas de finalistas do 9º ano para vender, e então andávamos cá fora a vende-las, enquanto esperávamos por eles.
No outro dia foi diferente, fui com os meus pais, mas também para votar pela 1º vez!!!! :D


Beijinhoo**