30.10.08

Alice Geirinhas


Está uma exposicao da Alice Geirinhas no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira.

Da Alice Geirinhas só conheco o blog e os trabalhos que tem no website.

E gosto muito. E acho que vou gostar ainda mais.

29.10.08

Nunca lá fui

o que oiço dizer é que são loiros e grandes, os sistemas económicos, políticos e de educacão são cobiçados, têm lá indústria de madeira, olham muito para os próprios sapatos, têm auroras boreais, não gostam de dar nas vistas, têm noites muito compridas e problemas de alcoolismo talvez relacionados com as noites compridas, que têm o IKEA, que vivem todos no sul e o norte é deserto, que ter uma sauna em casa é normal, que depois da sauna vão todos a correr para o báltico, todos nus.

Nao sei... eu agora vou lá ver. E depois, conto.

23.10.08

Apresento-vos o meu orientador, Professor na Universidade de Bona

Há mês e meio mandei-lhe um mail a convidá-lo para vir visitar-me à Merck. Eu e o meu orientador daqui sugeriamos as últimas duas semanas de Novembro. Eu já sei que ele nunca responde a mails e tenho duvidas se os lê, mas como também nao o consigo apanhar por telefone, escrevi um mail todo esmerado ao qual, segundo o meu orientador daqui, ele nao iria resistir (!!!).

Passado uma semana sem resposta, telefonei e por sorte apanhei-o. Bla bla bla tudo muito rápido, acabei de chegar de férias e vou agora duas semanas para África (ele tem uns projectos em África, gosta de passeio pois, como todos nós). Eu contacto quando voltar.

Hoje, um mês depois do telefonema, volto a apanha-lo ao telefone.

Eu: - Prof, era para combinar da visita a Darmstadt!
Ele: - Ah claro claro, vamos la abrir a agenda... rosh rosh schlap schlap schlap... Está sim... olhe 29 de Outubro calha-me bem.
Eu: - Dia 29 de Outubro (Penso: epá, isso é para a semana!!!! nem pensar)... Nós tínhamos sugerido as duas ultimas semanas de Novembro que eram as que o meu orientador esta disponível...
Ele: - Duas últimas de Novembro... schlap schlap schlap... Pronto entao 17 de Novembro.
Eu: - Óptimo!
Ele: - Óptimo. Adeus!

No De Rerum Natura

Excelente artigo da Palmira F. da Silva sobre as eleicoes norte-americanas e as posicoes dos prémios Nobel e da comunidade científica.

22.10.08

home

Enquanto procuro um novo apartamento, dou-me conta da ligacao emocional que tenho com o sítio onde vivi a fase mais feliz da minha vida até agora. Ali sao as coisas que me pertencem: o espaco, os móveis, a vista da cozinha, a senhoria, o namorado da senhoria, até o gato. Sinto-me em casa.

E nao acho que esteja disposta a vender esse sentimento por 100euros por mês.

17.10.08

Mais um filme


Lindo!

Trudi e Rudi sao um casal na Baviera, os filhos adultos vivem em Berlim. Trudi, a mulher é a única a saber que o marido está gravemente doente. Ela decide nao lhe contar nada e covence-o a fazer a viagem até Berlim para visitar os filhos e os netos.

Depois de perceberem que os filhos estao demasiado ocupados com as suas vidas para terem tempo para eles (o retrato das relacoes nas familias alemas), resolvem ir até ao Báltico, onde Trudi morre de repente. Rudi fica desorientado e percebe, tarde demais, que a mulher sacrificou a sua vida por ele, que "havia outra mulher nela que ninguém viu". A paixao pelo Japao, o desejo de ver o Monte Fuji, a danca japonesa que Rudi a convenceu a deixar por ser um "disparate".

A partir daqui, ele vai refazer a vida dela da maneira alternativa, a vida da qual ela abdicou. É como se, através da morte, eles se tornassem paradoxalmente mais próximos.

15.10.08

"Happiness is only real when shared"

Christopher Mccandless alias Alex Supertramp, 1992, "Into the Wild"


Em revolta contra a hipocrisia e o materialismo da sociedade, Christopher Mccandless comeca uma viagem nao só física mas também espiritual, em busca da natureza, da vida "verdadeira", da simplicidade, dos limites talvez. Em busca de si próprio e da liberdade. No fim de um caminho solitário, e talvez egoísta, a descoberta de que "a felicidade só é verdadeira quando partilhada". De facto.

Nao percam!

9.10.08

Toda a noite ouvi água a cair no nosso quarto de hotel. Imaginei uma enxorrada apocalíptica, Dili debaixo de água castanha e revolta, lixo por todo o lado. Pensei que no dia seguinte nao poderíamos concerteza sair nessas condicoes. Mas pelo menos eu nao queria perder o espectaculo da Ponte de Komodo, rio de areia na estacao seca, agora deve estar cheio dessa água castanha das chuvas tropicais. Foi uma noite sem paz, a sonhar (ou acordada?) com o fim do mundo lá fora.

Quando acordei de manha, o quarto estava inundado.

A água a cair que eu ouvi a noite inteira era do chuveiro...

8.10.08

Pensamento do dia

"Dans la vie tu rencontreras beaucoup de cons. S'ils te blessent, dis-toi que c'est la bêtise qui les pousse à te faire du mal. Ca t'évitera de répondre à leur méchanceté. Car il n'y a rien de pire au monde que l'amertume et la vengeance? Reste toujours digne et intègre à toi-même!"

diz a avó de Marjane em "Persepolis"

7.10.08

Tiaguinho


Para nao haver mais reclamacoes.

2.10.08

E assim, de repente,

dà-me umas saudades...
Viva o telefone, a internet, as màquinas digitais, as webcams, os blogs.

Monchite

Monchite

Monchite

Monchite

Primos de Monchite

1.10.08

Hoje

wet chemistry

À rua chegou o inverno e nao foi de mansinho. Foi mesmo com vento e chuva e tudo a que tem direito.